COM AS MÃOS NO ARADO
- Pr. João Maciel
- Apr 4, 2022
- 2 min read

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:62.
Receber a Cristo como Senhor e Salvador é um dom maravilhoso, mas O seguir é o verdadeiro desafio para o Cristão; nesta passagem bíblica Jesus nos adverte sobre as distrações e percalços da caminhada na fé.
O que representa o arado em nossa vida?
As respostas podem ser variadas, mas quero refletir que o arado na nossa vida é a obra de Deus que devemos realizar.
O arado é um instrumento agrícola que serve para arar o solo e dessa maneira cumpre diversos objetivos nesta tarefa, como:
• O arado prepara a terra para receber a semente; e nesta analogia podemos dizer que nossa pregação do Evangelho ara o “coração” do homem (terra) para receber a boa semente da Palavra.
• O arado aera a terra descompactando o solo para que a semente penetre e que não seja “sufocada” pela falta de ar.
• O arado dá a direção e também o alvo que se pretende alcançar. Jesus é, ao mesmo tempo o caminho perfeito e o alvo a ser alcançado; a salvação.
• O arado revolve a terra, tira ela da inércia, do comodismo, da improdutividade, da esterilidade para torná-la fértil.
O trabalhador que o manuseia deve ter:
• Atenção – visão de tudo o que lhe está adiante. Deve ser zeloso e procurar não se desviar nem para direita, nem para esquerda.
• Equilíbrio – o equilíbrio da junta de animais que vai a frente puxando o conjunto (jugo) é determinado pelo trabalhador, por isso deve se ter equilíbrio tanto do trabalhador com o conjunto, tanto com os que auxiliam nesta obra (colaboradores); não devendo se associar com jugo desigual (pessoas que não estão dispostas a ter um compromisso com Cristo, mas que querem opinar sobre a evangelização). Neste caso nem todas as ideias são bem-vindas.
• Perseverança – trabalhar cansa, mas na obra do Senhor não devemos ser inconstantes. Devemos ser dedicados, esforçados e confiantes.
• Por último, o alvo (Jesus) deve ser sempre nosso referencial, alguns olham para trás e isso pode ser somente um ato de distração, mas também pode expressar um desejo de lagar Jesus e voltar para o mundo.
Cuidado para que não sejas reprovado, segure firme o arado.
“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1 Coríntios 9:27
Comments